Contexto

Economia circular e sustentabilidade serão OS próximos tópicos e desafios para “a economia” – globalmente e na Europa. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, políticas como o Plano de Ação da Economia Circular da UE e políticas nacionais relacionadas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e alcançar “neutralidade climática” necessitarão de inovação por parte da economia e também por parte dos consumidores.

O desenvolvimento demográfico da Europa e de outros países “desenvolvidos” mostra claramente que a percentagem de seniores na sociedade aumentará muito nos próximos anos, também nos países parceiros. Por conseguinte, é vital alcançar os nossos seniores e dar-lhes conhecimento, consciência e curiosidade para a Economia Circular e a sustentabilidade.

Os seniores ainda contribuem para a economia como “consumidores puros” (que já não fazem parte da força de trabalho) e poderiam (e terão de) aumentar a procura de produtos e serviços circulares para uma transição circular bem sucedida. Contudo, os aspetos da economia circular precisam de ser repensados para o grupo-alvo dos seniores, por exemplo, as compras sem plásticos e embalagens podem ser viáveis para os jovens, mas os seniores podem não ser capazes de transportar cargas pesadas de garrafas de água ou reutilizáveis, por exemplo, embalagens de vidro.

No entanto, os seniores serão o maior grupo de consumidores no futuro (dada a evolução demográfica). Por conseguinte, as tendências atuais da economia circular (produto como serviço e outras ferramentas digitais, também a partir de conceitos de vida assistida ambientalmente) serão avaliadas e tornadas acessíveis através do ensino de competências digitais básicas.

Com demasiada frequência, a aprendizagem ao longo da vida pára no fim da vida profissional das pessoas.

SEN4CE abordará os seniores (60+) com um programa de formação digital para promover a aprendizagem ao longo da vida (temas centrais da economia circular e ferramentas digitais) que os habilita a empenharem-se ativamente na “transição verde” e a ligá-los à geração jovem, para quem a sustentabilidade e a economia circular são absolutamente vitais (no sentido mais verdadeiro da palavra).

SEN4CE quer educar e motivar os seniores a ensinar aos jovens a economia circular e a sustentabilidade. Também queremos incluir e envolver os seniores em contextos de reforma/cuidados, uma economia circular combinada/formar o formador de formação digital, para pessoas que trabalham com seniores nestes contextos.

Vídeo SEN4CE